Últimas Notícias
Menu Principal
Entrada
Freguesia
Junta de Freguesia
Notícias
Fotografias
Favoritos
Pesquisar
Contacto
Localização
Privacidade
Newsletter






 
 
Freguesia

 

braso_da_vila.jpg 

Seja bem vindo à Vila de Ribeirão, terra onde o Minho começa e onde as maiores riquezas são as deslumbrantes paisagens minhotas associadas a uma laboriosa população que de há muitas centenas de anos a esta parte moldou esta povoação a partir de árduo trabalho nos campos, nas indústrias domésticas e nas fábricas que hoje fazem deste antigo povoado rural um importante pólo industrial do norte de Portugal, situado na confluência de algumas das mais movimentadas vias de comunicação do país.

Ribeirão ocupa um lugar de vanguarda entre as 49 freguesias do Concelho de Vila Nova de Famalicão, com uma população de cerca de 12000 habitantes que se estende por uma área de 1091 hectares. Situa-se na margem direita do ave, 8 km a sudoeste da sede do Município rodeada por outras freguesias do concelho nomeadamente Lousado a nascente, Calendário e Vilarinho das Cambas a norte e Fradelos a poente e separada do concelho da Trofa pelo dito Rio Ave a sul. É atravessada pela importante E.N. 14 e a norte em Calendário, situa-se o estratégico nó da A3 e A7 que liga Porto, Braga, Guimarães e Póvoa do Varzim.

É com muito orgulho que a autarquia apresenta não só aos Ribeirenses mas também a todos os que nos visitam este espaço de informação que pretende ser um instrumento de consulta para melhor conhecimento da nossa vila no aspecto histórico, patrimonial, associativo, toponímico e económico. Longe vão os tempos em que em Ribeirão todos se conheciam, qualquer pessoa dava informações sobre residências, lugares, oficinas ou comércios. O crescimento desta terra associado à implantação de novas e importantes indústrias, alargamento de parque habitacional e aparecimento de novos serviços públicos foi tornando mais complexas as relações entre as pessoas. Nalguns casos subsiste mesmo um quase desconhecimento entre vizinhos, tantas vezes sem raízes familiares no meio ou então isolados por uma vida intensa que não lhes permite criar laços. Este espaço foi feito a pensar em todas estas pessoas que necessitam de referências sobre a terra em que nasceram ou então apenas em que residem, mas que adoptaram como sua porque nela vivem. Têm direito a conhecer a sua história, as suas potencialidades, a dinâmica associativa existente, numa palavra têm direito a conhecer “os cantos à casa”. Mas este espaço foi feito também a pensar em todos os que nos visitam, que procuram as muitas empresas instaladas nesta Vila, que precisam de se dirigir aos serviços, às escolas, às associações que tentam situar amigos ou familiares no emaranhado de ruas que se estende por uma ampla área geográfica.

Esta é a nossa terra que hoje apresentamos com orgulho A VILA DE RIBEIRÃO. Nem sempre o seu crescimento populacional e industrial foi acompanhado por um adequado investimento público em infraestruturas básicas e equipamento ao nível da dimensão desta Vila de cerca de 12000 habitantes, uma das mais populosas do concelho de Vila Nova de Famalicão. Mas actualmente está a ser feito um grande esforço ao nível das acessibilidades, do saneamento e água e existem projectos, alguns já em execução, para equipamentos desportivos e culturais que nos dão esperança de que nos próximos anos esta população verá ser-lhe feita a justiça que merece e terá a qualidade de vida que alguns lhe negaram. Efectivamente os grandes investimentos industriais que ao nível empresarial estão a ser feitos em Ribeirão merecem um melhor acompanhamento em investimento públicos por parte das entidades responsáveis e nós estamos nisso esperançados. Pedimos aos Ribeirenses que nos acompanhem neste esforço e com uma actuação cívica de colaboração e exigência sejam sempre um estímulo para que possamos fazer mais e melhor.

 
 
© 2017 Freguesia de Ribeirão - Vila Nova de Famalicão
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.